Frase da semana!!

" Acredite em você, pois é acreditando e nos esforçando que alcançamos o nosso objetivo!"

sábado, 20 de setembro de 2008

Pão integral caseiro!

Pão caseiro sempre é mais gosto, porque será? Porque é feito com amor e carinho, tá certo tem vezes que descontamos a raiva na hora de sovar a massa, rsrsrrs, mas no fundo tem sempre sentimentos bons de carinho, amor, cuidado :D!

Ingredientes:

1 tablete de fermento biológico ((fermento para pão)pode usar o fermento biológico seco)
2 xíc. (chá) de farinha integral
2 xíc (chá) de farinha de trigo normal
2 cols. (sopa) óleo ou azeite
1 col. (sopa) de açúcar mascavo (se caso não tiver use o normal mesmo)
1 col. (chá) de sal
1/2 litro de água mais ou menos (depende da farinha se está mais seca ou mais úmida)

Modo de preparo:

Misture primeiramente todos os secos (farinha, sal), faça um buraco no meio dessa mistura e em seguida adicione o fermento esmigalado, o óleo e a água (está última não coloque de uma vez só coloque metade e depois mais um pouco se for necessário) va mesclando (sovar) todos os ingredientes até forma uma massa que não grude nas mãos, porém com toque úmido, aparencia lisa e macia.
Faça uma bola e deixe descansar por 15 minutos coberta com pano úmido em um local mais quente de casa, enquanto isso unte uma assadeira com óleo e farinha ou use uma folha de papel manteiga na forma e reserve.
Depois do descanso da massa divida em 20 porções e modele os paesinhos da forma que mais gostar coloque na assadeira untada com espaços entre eles para não grudar, termidado de modelar os pães, amorne o forno desligue coloque a forma com os pães e deixe descansar por 30 minutos, passado esse tempo retire a formas com os pães e esquente o forno em temperatura máxima por 10 minutos, em seguida volte os pães ao forno e asse em temperatura média alta por mais ou menos 35 minutos ou até que estejam dourados e assados, retire do forno e bom apetite!

Dicas:
  1. Pode adicionar sementes de linhaça ( 2 cols. (sopa))
  2. Pode adicionar aveia em flocos por cima e dentro da massa
  3. Pode ser feito em forma de bolo inglês ( truque para tirar o pão mais facilmente dessa forma coloque um pedaço de folha de papel manteiga ou alumínio cobrindo o fundo
  4. Pode adicionar sementes de gergelim e até decora os paesinhos (para eles ficarem grudadinhos passe um pincle com água e depois salpique as sementes).
  5. Dá para fazer pão de hamburguer e hot dog é sófazer o formato.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá bom dia, tudo bem? essa receita é ótima valeu a dica.

bom fim de semana gatinha.

bjim

Dri disse...

Oi Érica, vim agradecer sua visita e conhecer seu blog. Que surpresa ao ver que vc mora fora do Brasil. Madri deve ser linda, assim como toda a Espanha. Vc já está num peso legal e essa fase é mais difícil porque não pode haver vacilos frequentes. O organismo ainda está em sinal de alerta e qq oportunidade ele faz vc engordar muito rápido.
Um bj gde no seu coração.
Bom sábado.
Apareça mais vezes.

Débora disse...

bom dia!
Pão Caseiro é tudo de bom! ainda mais integral. Adorei a receitinha! Nunca fiz pão caseiro mas quem sabe um dia :). Eu sempre como na casa dos outros... rsss...

Bjinhuss
Debi

Jam disse...

erica, brigada pelas palavras. estou tentando me controlar ao maximo. a receita do pao...hum...tenho que tentar dia destes...acredita que ontem eu fui no supermercado e vi a farinha integral...pensei...comprar ou nao comprar??! nao comprei pq nao tinha o que fazer com ela...hahe...agora ja tenho. bom findi e bjos !!

Rachhel disse...

oi liNDONA...NOSSA A CADA DIA Q VENHO AQUI É UMA RECEITINHA NOVA..AGORA Q VOU CASAR "TENHO" Q LER SEU BLOG SEMPRE...MEU NOIVO VAI AMAR ESSAS RECEITAS..RSRS

BJOKAS

Unknown disse...

Amei a receitinha do pão. Vou fazer e depois conto como ficou. Parabéns pelo emagrecimento. Depois passa lá no meu cantinho tá? Bjos

zinha disse...

Ola Érica!,conheci seu blog agora e gostei muito,vou fazer essa receita de pão integral e gostaria de saber se vc conhce algum tipo de massa de pão caseiro que possa ser congelada depois de pronta e assar depois,se vc puder me ajudar com a resposta eu agradeço.bjus Terezinha. se puder me mandar por e-mail fico grata.zinha_54@hotmail.com bjussss!

zinha disse...

amei esse blog,vou visita-lo sempre e ja estou indo por a mão na massa para preparar essa receita do pão integral,só espero q receba logo a resposta se é possivel congelar a massa pronta e assar depois. bjusss!

Artes Daisy Mara disse...

Ótima receita, fiz em casa e todos adoraram! Parabéns

Fita do maridão!